S.Nicolau: vendedeiras do mercado municipal queixam-se de concorrência desleal

17-06-2011 20:05

 

Cidade da Ribeira Brava, 18 Jun (Inforpress) - Vendedeiras do mercado municipal da Ribeira Brava, em São Nicolau, queixam-se da concorrência desleal por parte de operadores informais que, conforme dizem, vendem produtos nas ruas sem licença e a um preço mais baixo. Conforme referem, o movimento já por si está fraco, mas a situação fica mais agravado ainda, pois, com esse comportamento estão a prejudicar o negócio. 



Em declarações à Inforpress, uma das vendedeiras, Gracelinda Semedo, afirmou que muitos agricultores têm estado a vender os seus produtos directamente nas ruas e por um preço muito mais baixo daquele que é praticado no mercado.

Segundo disse, com essa atitude, quem trabalha dentro do mercado fica prejudicado porque, para além de ter de pagar uma taxa diária de 90 escudos, os produtos não têm saída.

Outra vendedeira, Graciete Silva, confirma as declarações da colega e afiança que ao comprarem os produtos por um preço aos agricultores, têm de colocar uma margem na venda, de modo a terem algum rendimento.

Entretanto, garantem que isso não tem acontecido porque acabam por ter de vender a mercadoria pelo preço que o cliente oferecer.

Por isso, pedem uma intervenção mais eficaz por parte das autoridades competentes para que esta situação não perdure por muito mais tempo.

Confrontado com esta questão, o vereador pela área de Água e Saneamento na Câmara Municipal da Ribeira Brava, Adilson Melício, deu garantias de que a autarquia tem um controlo cerrado no que diz respeito à venda ambulante, também ela sujeita ao pagamento de taxas.

“Infelizmente nem sempre conseguimos controlar esta situação a cem por cento, mas esforços neste sentido têm sido envidados com o reforço da equipa de fiscalização, de modo a permitir um controlo rigoroso”, disse, o vereador.

Melício admitiu entretanto, que se tenha registado na ilha um excedente de produção que “sufocou” o mercado, pelo que não atribui o fraco movimento à uma eventual concorrência como se refere.