Miss Cabo Verde 2011 eleita em Agosto

A votação para a eleição das 20 candidatas vai decorrer no mês de Julho

Eloisa Morais é a responsável da agência Capital Modell que organiza anualmente o concurso. Está por trás da organização da Miss Cabo Verde desde 2002. Este ano voltam a levar uma Miss Cabo Verde ao concurso Miss Mundo. Eloisa Morais contou ao SAPO CV alguns dos meandros deste concurso de beleza.

Inicialmente as candidatas vindas das outras ilhas para participar na Miss Cabo Verde eram eleitas em concursos de misses feitos localmente. Mas segundo a responsável da Capital Modell, a organização muitas vezes era vítima de críticas devido à fraca qualidade das misses. Agora que a representante da beleza nacional participa na Miss Mundo, já que a Capital Modell comprou os direitos para estar no concurso, a nível nacional a agência deve seguir o regulamento deste evento internacional o que elevou os padrões do Miss Cabo Verde. Assim os castings para Miss do arquipélago passaram a ser feitos actualmente pela própria agência.

As inscrições e castings nacionais para a Miss Cabo Verde 2011 arrancaram no dia 10 de Junho. Assim as inscrições deverão ser feitas em todas as ilhas junto das câmaras municipais, excepto Praia onde os castings são feitos pela directamente organização, ou no site da 
Capital Modell.

Os castings são feitos pela organização com a presença de profissionais ligados à área de imagem e beleza. Alguns dos requisitos são ter a escolaridade completa até ao 12º ano, não ter filhos, conhecer a história e a cultura do País e disponibilidade para trabalhos sociais. Algumas candidatas da diáspora já estão apuradas, é o caso dos EUA, Holanda e França.

A votação para a eleição das 20 candidatas finais é feita no mês de Julho. Vai ser possível o público votar via mensagem de telemóvel.

O concurso nacional terá lugar em Agosto. O local ainda não é divulgado. O alojamento e alimentação na ilha onde será o concurso são garantidos pela organização. A eleita como a mais bonita das ilhas terá de defender a bandeira nacional no concurso mundial bem como representar o patrocinador oficial do concurso nacional.

Em Novembro, a candidata cabo-verdiana vai participar no concurso Miss Mundo 2011 que acontece na Inglaterra. No ano passado foi a representante oficial de Cabo Verde no evento foi Joseline Rocha, a Miss Cabo Verde 2009, visto que em 2010 o concurso não foi realizado. Joseline conseguiu avançar bastante no concurso. Eloisa revela com orgulho que a “nossa candidata” deixou para trás, ao longo das etapas do concurso, candidatas de vários países de língua oficial portuguesa, como é o caso de Portugal, Brasil, Angola. 

Já no evento Miss Mundo, a candidata nacional deve levar consigo um objecto nacional simbólico e valioso de modo a que este seja leiloado no final, este ano o leilão reverte para uma causa social nobre. É também necessário levar consigo material informativo sobre o país de origem, já que o concurso serve também de projecção para o país da candidata. É regra os ministérios de turismo e cultura apoiarem as vencedoras dos seus país neste tipo de eventos.

A miss cabo-verdiana deverá também levar consigo roupa e sapatos para os eventos relacionados com o concurso. O desfile final com as 40 candidatas a Miss Mundo é composto por três trajes: fato-de-banho, tradicional e roupa de gala.

Ser miss exige não só beleza e elegância mas também atributos como maturidade e disciplina, segundo Eloisa Morais. “Deixarei de realizar a Miss Cabo Verde, no dia em que vencermos a Miss Mundo”, garante a responsável da Capital Modell e acrescenta com um sorriso: “quem sabe se não é este ano”.