Praia: Uni-CV recebe Cimeira dos Reitores da Rede UNAMUNO

14-06-2011 16:04

 



A Cidade da Praia acolhe de hoje até sexta-feira, 17, a Cimeira dos Reitores da Rede das Universidades das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (UNAMUNO). 

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vai ser a anfitriã desse evento, que acontece na sequência da Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia, realizada na cidade do Mindelo, a 12 de Dezembro de 2010 e que vai ser precedido de uma reunião técnica de parceiros.

Na declaração conjunta rubricada então pelos governos de Cabo Verde, Espanha e Portugal, ficou acordado que "a formação profissional, o ensino superior, a promoção e partilha do saber e do conhecimento, bem como o intercâmbio cultural, terão um lugar relevante nas acções que no futuro serão empreendidas" na cooperação entre os arquipélagos.

De acordo com informações do Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-CV, a presente cimeira de reitores da Rede UNAMUMO "pode ser vista como a concretização, a nível académico, do desiderato da constituição da Macaronésia, enquanto espaço de cooperação privilegiada".

Criada em Maio de 2007, no Funchal (Madeira), a Rede UNAMUNO, que é também registada em Espanha, constitui a primeira iniciativa de cooperação conjunta entre todos os estabelecimentos públicos de ensino superior das regiões ultraperiféricas (RUP) da União Europeia (UE).

A Rede abrange as universidades espanholas de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) e de La Laguna (ULL), as universidades portuguesas da Madeira (UMa) e dos Açores (UAC) e as universidades francesas da Reunião (URe) e Antilhas - Guiana (UAG), para além da Uni-CV (Cabo Verde).

A adesão da Universidade de Cabo Verde foi aprovada, em Julho de 2010, na reunião da Rede UNAMUNO realizada na Córsega (Itália) na presença de representantes de todas as universidades fundadoras.

O seu objectivo central é o de impulsionar uma estratégia em áreas de interesse comum, baseada na confiança e na transferência de informação, conhecimento, tecnologia e experiência como elemento fundamental para o desenvolvimento das RUP.

Essa parceria permitirá promover as universidades das regiões ultraperiféricas da EU e construir o espaço europeu do ensino superior e da investigação, para além de contribuir para a realização de acções conjuntas, fundadas em afinidades históricas e culturais, de proximidade geográfica, valorizadoras de recursos.

No âmbito da Rede vai ser possível implementar uma plataforma privilegiada para o desenvolvimento de acções de cooperação para o desenvolvimento com países limítrofes e encorajar a mobilização de recursos nacionais e internacionais para a realização de projectos conjuntos de interesse comum.

As áreas já identificadas para a cooperação dessas universidades são alterações climáticas, agricultura, recursos costeiros e marítimos, demografia e fluxos migratórios, abarcando os riscos naturais e sanitários, as energias renováveis.

A conservação da bio-diversidade, os transportes e acessibilidades, as tecnologias de comunicação e informação e a promoção da inovação e do empreendedorismo em sectores estratégicos das economias insulares como são o turismo, as pescas e os transportes também vão ser objecto de parceria.