Praia: Tartaruga salva pela polícia da morte iminente

23-06-2011 12:30

 Foi mesmo por um triz que este exemplar robusto de tartaruga marinha escapou de ir parar num tacho. Ao que tudo indica um grupo de pescadores ia a fugir da praia da Gamboa com a tartaruga às costas quando foram avistados, ao que tudo indica por mero acaso, por uma carrinha da Polícia que passava na avenida. O incidente ocorreu por volta das 23h00 de ontem, 22 de Junho.


Ao que o SAPO CV pode apurar a tartaruga estava a ser transportada por um grupo de pescadores que vinham da praia da Gamboa. A carrinha da Polícia Nacional que fazia a patrulha nocturna passou pelos pescadores mas estes largaram o bicho no meio da estrada já junto da rotunda para Achada de Santo António e desataram a correr.

A PN contactou os colegas da Polícia Marítima que chegaram ao local rapidamente. A tartaruga ferida foi colocada na parte traseira da carrinha da PM. Fonte das autoridades informou que o animal vai ser depositado na água na manhã de hoje. Segundo outra fonte um animal desta envergadura poderia "render" cerca de 30 contos para os seus captores.

Este incidente acontece numa altura em que ocorre uma campanha de sensibilização da população de Santiago sobre o consumo de tartarugas. Uma iniciativa da Rede Nacional de Protecção das Tartarugas Marinhas de Cabo Verde (TAOLA), em parceria com a Direcção Geral do Ambiente (DGA).

Segundo dados da DGA, Santiago é a ilha onde há o maior consumo de carne de tartaruga