Praia: Crise da água continua

08-06-2011 13:30

 Há 17 dias consecutivos que não há água na rede de forma regular na cidade da Praia. A Electra tem conseguido fornecer apenas 2.400 metros cúbicos de água por dia para toda a cidade. A RCV fez uma ronda pelos chafarizes da capital e não há água a ser distribuída nos mesmos. José Maria Neves prometeu ontem, dia 7 de Junho, que a situação de abastecimento de água à capital vai ser resolvida entre hoje e quinta-feira.


O chefe do Governo falava ontem aos jornalistas após uma reunião com a Associação Cívica para o Desenvolvimento da Praia, Pró-Praia, onde admitiu que a avaria na central dessalinizadora é "mais grave do que se pensava". Esta conclusão foi feita a partir da análise do especialista espanhol da empresa que montou o dessalinizador, que se encontra em Cabo Verde desde segunda-feira. 

Hoje chegam mais reforços de Espanha, uma equipa de mais três elementos, segundo avança a agência Lusa. A resolução da avaria, segundo o primeiro-ministro "pode acontecer dentro de cinco minutos, uma, 24 ou 48 horas".

Depois do encontro com o JMN, a Associação Cívica para o Desenvolvimento da Praia – Pró-Praia mostrou-se disposta a aguardar pela resolução do problema mas avança que caso os prazos não sejam cumpridos a população da Praia poderá sair à rua.

Ontem José Maria Neves avançou que seria distribuída água de forma gratuita nos chafarizes da capital, mas pela ronda que a RCV fez hoje de manhã pelos chafarizes da cidade, tal não teria acontecido na prática ainda.

Praia debate abastecimento de água 

E hoje no Paços de Conselho da Câmara da Praia acontece um fórum sobre o abastecimento da água na Cidade da Praia. O vereador do Ambiente e Saneamento, Gilberto Silva, fala na necessidade de debater o tema para encontrar soluções. Gilberto Silva salienta que é importante "trabalhar para um aumento no fornecimento" mas também para reduzir as perdas. Este evento acontece no âmbito do mês do Ambiente.

Novo dessalinizador até finais de 2011

Na segunda-feira, o ministro de Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito, revelou que a cidade da Praia vai ter mais um dessalinizador de 5 mil metros cúbicos até finais deste ano. Um equipamento encomendado há cerca de três anos e meio. Segundo o ministro a actual situação de carência no abastecimento de água na Praia veio demonstrar a necessidade de resolver a questão estrutural de fornecimento de água à Cidade da Praia, criando situações de backup. "E ter backups não é de um momento para outro", e acrescenta o ministro que se está a trabalhar neste aspecto.