Praia: Caravana ecológica junta centenas de crianças, em defesa do ambiente

04-06-2011 20:55



Praia: Caravana ecológica junta centenas de crianças, em defesa do ambiente


De pequenino se aprende a importância da conservação do Ambiente, e nada melhor do que celebrar o seu Dia com várias actividades lúdicas e festivas. A rua 5 de Julho foi o local escolhido para a realização de uma Caravana Ecológica que, durante os dias 3 e 4, reuniu centenas de crianças. 

"Estamos a comemorar o dia 5 de Junho que é o Dia Mundial do Ambiente. O objectivo é mostrar às crianças a importância de proteger o meio ambiente e também trazê-las para aqui, para que mostrem [à população] aquilo que aprendem todos os dias na escola", explica Eneida Morais, responsável da Equipa de coordenação pedagógica do concelho da Praia. É também uma forma das crianças sensibilizarem os transeuntes para a questão ambiental, acrescenta. 

Ateliers de pintura, colagem e outros meios de expressão plástica espraiaram-se na rua pedonal 5 de Julho. E várias crianças subiram ao palco da Caravana para mostrarem os seus talentos musicais e poéticos, sempre sob o lema da conservação do meio ambiente.

O dia 3 de Junho foi reservado às crianças do Ensino Básico. De 36 escolas, de várias zonas de Santiago, próximas da Praia, vieram 720 crianças que alvoroçaram a rua 5 de Julho.

Ao final da tarde, também os alunos do secundário se juntaram à caravana para receberem prémios.

"Fez-se um concurso de desenho, alusivo ao Dia Mundial do Ambiente, com os alunos do ensino básico e secundário", conta Eneida Morais. Os prémios, cujo valor monetário foi convertido em material escolar, foram atribuídos no evento.

Na manhã de sábado, 4 de Junho, as actividades foram dirigidas às crianças dos jardins infantis, que "ocuparam" a caravana.

A Caravana Ecológica foi organizada pelo Ministério da Educação, através da Rede de Educação Ambiental, e em parceria com a Delegação Escolar da Praia