PM desconhece quando abastecimento de água à capital será regularizado (C/ÁUDIO)

01-06-2011 18:32

 Cidade da Praia, 01 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro de Cabo Verde afirmou hoje desconhecer quando estará reparada a avaria que está a impossibilitar a distribuição de água à Cidade da Praia, numa altura em que já voltou a energia elétrica e a Internet.

"Está em processo de regularização. Dissemos que esta semana a água estaria regularizada. Houve uma avaria e temos ainda problemas de abastecimento de água à Cidade da Praia. Espero que, tão rapidamente quanto possível, a Electra consiga resolver o problema", disse José Maria Neves.

"É uma avaria que atingiu uma dessalinizadora de 5000 m3 de água, e há dificuldades na reparação da avaria. Não sei se já está reparada ou se vão concluir a reparação rapidamente", respondeu, quando o questionaram sobre prazos para a regularização da situação, que está a afetar a Cidade da Praia desde 23 de maio último.

Até sábado, a capital cabo-verdiana, que alberga mais de um quarto da população total do arquipélago, esteve sem água nas torneiras devido a obras de beneficiação em depósitos e nas condutas de distribuição.

Nesse dia, e nos testes entretanto efetuados, detectou-se uma avaria na principal unidade de produção de água, a central dessalinizadora do Palmarejo, um dos novos bairros da capital, que tem inviabilizado a distribuição.

Questionado sobre a situação, agravada pelos sucessivos cortes de energia elétrica -- hoje a capital de Cabo Verde ficou sem luz entre as 04:30 e as 16:30 locais (06:30 e 18:30 em Lisboa) -, José Maria Neves respondeu que em todas as cidades do mundo as avarias acontecem.

"A Cidade da Praia tem água e tem luz. Há é avarias que acontecem em todo o mundo", disse o chefe do Governo cabo-verdiano, que remeteu os jornalistas para a direção da Electra quando o questionaram sobre os problemas que grassam na empresa pública de produção e distribuição de energia e água.

"É uma questão que têm de pôr à direção da Electra e não ao primeiro-ministro. É uma empresa pública mas não é o primeiro-ministro que a gere", respondeu José Maria Neves aos jornalistas, no final da cerimónia de entrega de uma dezena de habitações sociais no Bairro Brasil, junto à Achada de Santo António, na Cidade da Praia.

A direção da Electra continua incontactável, num feriado que assinala hoje na Cidade da Praia o Dia Mundial da Criança.

Entretanto, a energia elétrica voltou à capital cabo-verdiana, o mesmo sucedendo com a rede de Internet, que esteve parada entre as 12:00 e as 17:00 locais (entre as 14:00 e 19:00 de Lisboa)