PM anuncia modernização e asfaltagem das vias Cidade-Calhau-Baía das Gatas-Cidade

04-06-2011 20:59

 


4-6-2011

PM anuncia modernização e asfaltagem das vias Cidade-Calhau-Baía das Gatas-Cidade


Mindelo, O primeiro-ministro anunciou hoje a modernização e a asfaltagem das vias Cidade-Calhau-Baía das Gatas-Cidade na legislatura em curso, vias que considerou de estruturantes para a ilha de São Vicente.

José Maria Neves iniciou hoje uma visita de 24 horas à ilha de São Vicente e, durante a manhã, na companhia do ministro das Infra-Estruturas, José Maria Veiga, percorreu as vias Cidade-Calhau-Baía das Gatas-Cidade para uma primeira avaliação e para se aquilatar da ideia dos recursos que terão de ser mobilizados para estas "grandes obras".

Antes, o primeiro-ministro visitou as obras em curso do novo acesso Norte ao Porto Grande do Mindelo, que vão permitir a deslocalização de algumas infra-estruturas portuárias, e ainda o local onde irá ser instalada a nova infra-estrutura de frio.

Aqui, José Maria Neves explicou que as obras deverão arrancar "brevemente", sendo que o concurso já foi lançado.

"Na próxima semana vamos enviar uma delegação ao Reino da Espanha para ultimar os aspectos operacionais relacionados com o arranque das obras e espero que dentro de poucas semanas possamos ter o arranque das obras da nova infra-estrutura de frio da ilha de São Vicente", reforçou o chefe do Governo.

Ainda no âmbito do desigando "Cluster do Mar", o primeiro-ministro anunciou a conclusão "ainmda esta semana" das discussões a nível nacional em relação ao processo de modernização da Cabnave, dando assim corpo a ideia do Cluster do Mar para São Vicente.

Questionado pelos jornalistas sobre o facto de a Electra ter cortado o fornecimento de energia e água à infra-estrutura de apoio à pesca da Cova de Inglesa devidos à "avultadas dívidas", José Maria Neves defende a negociação entre as partes, mas avisa que é preciso "termos a consciência" de que tudo o que é produzido em Cabo Verde tem um custo.

"Acho que a Electra terá que agir rapidamente em relação a todas as instituições que tem dívidas em atraso, pois não podemos ter racionamento no fornecimento de energia ou problemas de reparação ou de manutenção ao nível da Electra, enquanto outras instituições estejam a dever avultados recursos à empresa. A economia tem que funcionar para que não haja problemas deste tipo", concluiu o primeiro-ministro.

Ontem à tarde, o chefe do Governo visitou a Frescomar e e as obras em curso do laboratório dos produtos da pesca, na Cova de Inglesa.