Parque Eólico da Praia começa a funcionar em Agosto

14-06-2011 20:15

 

O Parque Eólico do Monte São Filipe, na Cidade da Praia, com uma potência instalada de 10 megawatts (MW), deverá começar a funcionar em Agosto, anunciou o Director-geral da Energia de Cabo Verde.

Parque Eólico da Praia começa a funcionar em Agosto

Segundo Abraão Lopes, os equipamentos e as ferramentas essenciais para a montagem do parque no Monte de São Filipe, que representa um investimento de 16 milhões de euros já estão no país, acrescentando que o parque representará cerca de 25% do total da produção do país.

Abraão Lopes, que falava neste fim-de-semana aos jornalistas à margem de uma visita ao Porto da Cidade da Praia para receber os 11 novos aerogeradores, salientou que o parque vai produzir cerca de 110 gigawatts (GW) de energia por ano.

"Os aerogeradores vão instalar cerca de 10 megawatts (MW) de potência nominal na cidade, o que significa uma composição muito grande em termos de capacidade instalada", referiu, lembrando que o projecto prevê a construção de parques idênticos nas ilhas de São Vicente (6 MW), Sal (8 MW) e Boavista (2,4 MW).

O Parque Eólico a ser instalado na Praia é co-financiado pelo Governo de Cabo Verde, Electra, InfraCo, Finnfund, BAD e BEI.

O custo do projecto global a ser instalado nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boavista ronda os 63 milhões de euros, e contribuirá, segundo os responsáveis, para uma potência de 28 MW, o que significa uma taxa de penetração das energias renováveis na rede eléctrica nacional de mais de 25%.