Mercado com necessidades e défice de marketing "entusiasma" empresa Win Performance

02-06-2011 13:56

 Cidade da Praia, 02 jun (Lusa) -- O mercado cabo-verdiano "entusiasma", uma vez que tem algumas necessidades e défices, mesmo depois de um crescimento rápido que não foi sustentado a nível da comunicação e do marketing.

A afirmação é de Lucinda Freitas, diretora geral da empresa portuguesa Win Performance -- Comunicação e Marketing, do Grupo Win, que se instalou em março em Cabo Verde, aproveitando a 'embalagem' da Win Resources na área do turismo rural, import/export e energias renováveis.

Em entrevista à Agência Lusa, Lucinda Freiras salientou que, em Cabo Verde, a obrigatoriedade do crescimento "vai exigir muito" das próprias empresas e das instituições, sendo essa a razão pela qual a Win Performance se instalou no país, tendo realizado recentemente um seminário sobre a temática.

"O mercado cabo-verdiano, de certa forma, entusiasma, por toda as necessidades que ainda tem. Cresceu muito rápido e as necessidades advêm disso, da rapidez que não foi sustentada a nível da comunicação e do marketing. Essa quase obrigatoriedade de crescimento das empresas e das instituições vai exigir muito delas", referiu.

Para Lucinda Freitas, dar visibilidade, notoriedade e fidelidade às marcas é o objetivo a que se propõe a Win Performance em Cabo Verde, uma vez que, defendeu, uma estratégia de marketing e de comunicação "está implícita às organizações".

"Sem essa estratégia, é como se fosse uma empresa sem contabilidade", frisou, lembrando a experiência de mais de 20 anos no setor e que espera estender as actividades, após a consolidação em cabo Verde, a Moçambique, "talvez ainda este ano", e Angola, "talvez em 2012".

Raquel Freitas, diretora do Departamento de Desenvolvimento & Projetos da empresa, que acompanhou Lucinda Freitas numa missão a Cabo Verde, explicou à Lusa que a Win Performance é uma empresa de Gestão de Comunicação e Marketing, que planeia e desenvolve estratégias orientadas para a realidade e objetivos dos clientes.

"Aplicamos diversas técnicas de comunicação de forma integrada ou de forma mais isolada, sempre tendo em conta a estratégia e os objetivos e procuramos ter na nossa oferta várias e complementares técnicas de comunicação para dar uma resposta global e eficaz ao mercado", sustentou Raquel Freiras.

"Uma empresa que pretende realizar um projeto de fidelização, poderá realizar uma campanha de 'telemarketing', acompanhada de «e-mail marketing», ou, se o objetivo for a angariação de clientes, poderá precisar de um estudo de mercado, seguido de ações de promoção e eventos", acrescentou.

Para isso, a empresa conta com a cooperação de parceiros locais, "já identificados e validados", para dar resposta em determinadas áreas, o que permite à Win Performance posicionar-se não só em termos da estratégia e da consultoria, mas também da implementação, controlo e avaliação constante de resultados.

Os resultados, acrescentou, são ainda incipientes, uma vez que 2010 foi o ano de arranque, embora tenham sido "positivos". Para 2011, perspetivou, o ano pode acabar com um volume de negócios de meio milhão de euros.