Lourença Tavares: violação sexual entre adolescentes preocupa ACRIDES

17-06-2011 14:35

 

 





A presidente da Associação das Crianças Desfavorecidas (ACRIDES), Lourença Tavares, manifestou-se chocada e preocupada com os registos de casos de violação sexual entre os adolescentes.

Em conversa com os jornalistas a propósito do Dia da Criança Africana, que se assinalou esta quinta-feira, 16 de Junho, Lourença Tavares, denunciou um dos casos constatados pela ACRIDES em que um adolescente foi vítima de violência sexual praticada por uma rapariga também adolescente.

O caso concreto foi registado na localidade de Achada Grande Trás, arredores da Cidade da Praia, onde a ACRIDES tem vindo a desenvolver um projecto. Mas Lourença Tavares não descarta a possibilidade desta prática estar a acontecer também noutros bairros e com muita frequência.

"Foi um facto que constatamos na comunidade e já estamos a trabalhar a família", adiantou a presidente da Associação, apelando uma vez mais a uma conjugação de esforços na luta contra esse problema, que na sua opinião deve começar nas comunidades.

Lourença Tavares, alertou ainda para a necessidade de se diminuir a transmissão das séries e das telenovelas nas televisões, já que conforme explicou, os meios de comunicação social têm uma grande influência, sobretudo na fase de adolescência onde a curiosidade e a rebeldia são maiores.

Por outro lado, defendeu a criação de programas educativos, com valor pedagógico virado para as crianças e também actividades extracurriculares para a formação pessoal das crianças e dos adolescentes.