Instaladas três das 11 turbinas do Parque Eólico de Monte São Filipe

23-06-2011 12:31

 

 O Parque com uma potência instalada de 10 megawatts (MW),deverá começar a funcionar em agosto, conforme o diretor-geral da Energia, Abraão Lopes. 


Três das 11 turbinas do Parque Eólico de Monte São Filipe, na Praia, que se destinam à produção de energia elétrica, no regime de produtor independente, já estão instaladas.

O Parque com uma potência instalada de 10 megawatts (MW),deverá começar a funcionar em agosto, conforme o diretor-geral da Energia, Abraão Lopes.

“Os aerogeradores vão instalar cerca de 10 megawatts de potência nominal na Capital, o que significa uma composição muito grande em termos de capacidade instalada”, disse Lopes, lembrando que o projeto prevê a construção de parques idênticos nas ilhas de São Vicente (6 MW), Sal (8 MW) e Boa Vista (2,4 MW).

Os restantes parques eólicos deverão começar a injetar a energia eléctrica na rede nacional em novembro de 2011, asseguraram os técnicos da Cabeólica, empresa que gere os parques.

Os parques eólicos a ser instalados em Cabo Verde são financiados pelo governo de Cabo Verde, através dos empréstimos nas instituições financeiras internacionais.

O custo do projecto global a ser instalado nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista ronda os 65 milhões de euros.

De acordo com informações obtidas pela Inforpress, a potência instalada será de 28 MW, o que significa uma taxa de penetração das energias renováveis na rede elétrica nacional de mais de 25 por cento.

O projeto tem como objectivo “aliviar o país” dos custos da importação de combustíveis que se destinam à produção de electricidade, reduzir a dependência energética do exterior e aumentar o nível de segurança nacional em termos de produção de energia, diz um comunicado do Governo.