Futebol: Cabo-verdiano brilha na selecção sub-17 da Holanda

22-06-2011 13:23

 Tonny Trindade de Vilhena é uma das maiores estrelas da selecção holandesa de sub-17 que se encontra no México a disputar o Mundial da categoria. O médio do Feyenoord, tido com uma das maiores promessas do futebol holandês, tem fortes ligações à Cabo Verde, de onde são os seus pais.

 

Médio de enorme projecção, Trindade de Vilhena foi um dos destaques da selecção holandesa que em Maio sagrou-se campeã europeia, ao bater a Alemanha na final. 

 

Neste torneio o médio foi titular em quatro partidas, fez duas assistências e marcou três golos, (dois na final frente a Alemanha onde venceram por 5-2), acabando por ser um dos melhores marcadores da competição.

Desde Ruud Gulit que o Feyenoord não tinha nas suas fileiras um médio tão promissor. São os próprios responsáveis do clube holandês a destacaram as muitas semelhanças entre o craque que brilhou no AC Milan e o médio filho de pais cabo-verdianos. 

Além de Trindade Vilhena, o Feyenoord também deposita enormes esperanças noutros jovens das suas fileiras que também fazem parte da selecção de sub-17 da "Laranja Mecânica", como são os casos dos defesa Karim Rekik, Kevin Nieto e Ake e do avançado Anass Achahbar.

Por enquanto o jovem médio vai tentando ajudar a selecção holandesa no Mundial de sub-17 que decorre no México. Depois de uma inesperada derrota frente a RD Congo e de um empate, ontem, frente a Coreia do Norte, a  "Laranja Mecânica" ve-se obrigada a vencer o último encontro, frente aos anfitriões México  por mais de uma bola de diferença e esperar que o Congo não vença o RD Congo ou, se vencer, que seja pela margem mínima.

O Feyenoord parece ter um filão inesgotável de futebolistas com ligação à Cabo Verde. No plantel principal, há a destacar as estrelas Luc Castaignos, filho de mãe cabo-verdiana e ainda Gerson Cabral, jovem médio filho de cabo-verdianos.

Mais um jogador que poderá no futuro fazer parte da selecção cabo-verdiana de futebol.