Corpos de vítimas do acidente com avião da Air France começaram a chegar a Paris

17-06-2011 20:06

 Paris, 17 jun (Lusa) - Os corpos de 104 das 228 vítimas do acidente com o avião da Air France Rio-Paris, em maio de 2009, resgatados nas últimas semanas ao largo do Brasil, começaram hoje a chegar à capital francesa, onde serão identificados.

Os contentores com os corpos foram transportados durante a noite por estrada desde o porto de Bayonne, no sudoeste da França, para um lugar secreto antes de serem transferidos para o instituto de medicina legal de Paris.

Os três primeiros carros funerários chegaram ao instituto pouco antes das 9:00 locais (8:00 em Lisboa) acompanhados por alguns familiares, de acordo com a agência France Press.

Segundo indicou a polícia, durante o dia deverão chegar outros carros funerários com corpos das vítimas.

O instituto de medicina legal deverá agora fazer exames periciais e recolher amostras de ADN para tentar identificar os corpos resgatados.

Os corpos das vítimas do voo da Air France foram transportados num navio fretado pelo gabinete de investigação e análises francês (BEA), que lidera as perícias técnicas e que chegou quinta-feira ao porto de Bayonne.

O navio transportou ainda destroços do Airbus A330 da Air France que foram transportados para um hangar da Direcção-geral de Armamento perto de Toulouse, juntando-se a outros que já aí se encontravam desde julho de 2009.

Cinquenta corpos foram recolhidos das águas logo após a queda do avião, e outros 70 encontram-se ainda no fundo do mar.

As caixas negras do avião recuperadas no início de maio permitiram perceber que o avião esteve em queda durante três minutos, mas não foi ainda possível determinar as causas do acidente.

O Airbus A330, a bordo do qual seguiam 228 pessoas, na maioria franceses brasileiros e alemães, caiu no oceano Atlântico quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris sem deixar sobreviventes.