Brava: “Pilon” da início às festividades de São Pedro

28-06-2011 12:09

 

 Durante a noite desta segunda-feira, a festeira de São Pedro 2011, Eugénia Alves, tamboreiros, coladeiras e populares estiveram na praça Eugénio Tavares no tradicional “pilon”, onde, enquanto os tamboreiros tocam e as mulheres dançavam, o resto da população “pilava” o milho. 



Este ano coube a Eugénia Alves, emigrante nos Estados Unidos, ser a festeira de São Pedro na Brava. Durante a tradição do “pilon”, disse à Inforpress estar “muito satisfeita” com a quantidade de pessoas que se deslocaram à praça de Nova Sintra para assistir e participar da brincadeira.

Amanhã, dia de São Pedro, Eugénia Alves espera que muito mais pessoas participem das comemorações.

Questionada sobre o facto de ter aceite a bandeira para este ano, Eugénia Alves fez saber que resolveu ser a festeira para impedir que a bandeira de São Pedro ficasse na Igreja mais um ano.

Alguns emigrantes entrevistados pela nossa reportagem confirmaram ter ido prestigiar o “pilon” porque faz parte da tradição da ilha e que é preciso incentivar a sua prática, para que não desapareça, pois é algo muito bonito.

As festividades de São Pedro iniciaram ontem à noite com o “pilon”, prosseguem hoje à noite com uma marcha até à igreja de Nova Sintra, depois do que as pessoas se dirigem à casa da festeira para deixar a bandeira.

Amanhã, 29, dia de São Pedro, o dia começa com a vestimenta do mastro, seguida de uma missa e um almoço para toda a população da ilha. As festividades terminam no final do dia com o bote ao mastro e a passagem da bandeira para outra pessoa.

Caso ninguém mostre disponibilidade para ficar com a bandeira, ela vai ser entregue à igreja.