50 Anos passaram desde “A Fuga Rumo à Luta”

23-06-2011 12:33

 

A Fundação Amílcar Cabral assinala na quarta-feira, 29, meio século da fuga de Portugal de um grupo de estudantes africanos para se juntarem à luta de libertação dos seus países. A celebração acontecerá no auditório da Universidade Jean Piaget, Praia, na presença de alguns dos participantes deste acontecimento histórico.

50 Anos passaram desde “A Fuga Rumo à Luta”

Decorria o ano de 1961 quando um grupo de estudantes das então colónias africanas portuguesas – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – fugiram de Portugal com o objectivo de integrar o esforço de luta pela independência dos respectivos países.

Além de assinalar o 50º aniversário desta data, esta iniciativa pretende trazer de volta o próprio acontecimento, analisando as causas e consequências. A organização ambiciona, ao mesmo tempo, contribuir “para a actualização do registo histórico e a preservação da memória relativamente a factos importantes da luta pela Independência”, lê-se no comunicado da FAC.

Durante a cerimónia, discursam Corsino Fortes, presidente da Fundação Amílcar Cabral, um representante dos jovens cabo-verdianos, o primeiro-ministro, José Maria Neves, e o Comandante Pedro Pires, actual Presidente da República e um dos participantes na Fuga.