A Selecção cabo-verdiana foi derrotada por 1-0 pela Libéria, em jogo da 4ª jornada do Grupo A de apuramento para o CAN212. Apesar deste resultado, os Tubarões Azuis continuam líderes, beneficiando da derrota do Mali frente ao Zimbabué.

05-06-2011 20:03

 

Cabo Verde entrou em campo já com o conhecimento da derrota do Mali e sabendo que um vitória colocaria os comandados de Lúcio Antunes praticamente na fase final da Taça das Nações Africanas.

Lúcio Antunes entrou com o mesmo onze que tinha derrotado os liberianos por 4-2 em Março na cidade da Praia mas com um banco com poucas soluções ofensivas. Ryan Mendes era o único avançado no banco, depois das lesões de Zé Luís e Flávio.

Os Tubarões Azuis entraram bem no encontro, com muita posse de bola e criando alguns lances de perigo junto da baliza da Libéria até ao minuto 12, altura em que os Liberianos, comandados por Laffor e Oliseh, tomaram conta do jogo e começaram a ameaçar a baliza de Fock.

Sem qualquer capacidade de reacção por parte dos comandados de Lúcio Antunes, a Libéria continuava o assalto à baliza cabo-verdiana, trazido em golo ao minuto 33 da primeira parte, após saída em falso de Fock, num canto marcado à direita. Doe foi o autor do golo.

Cabo Verde continuava apático, com muitos erros individuais e podia agradecer a falta de pontaria dos liberianos o facto de o resultado estar apenas em 1-0 ao intervalo.

Com Cabo Verde a perder, Lúcio Antunes lançou em campo Ryun Mendes e Dário para os lugares de Lito e Toni Varela aos 63 minutos.

Estes mexidas surtiram efeito e Cabo Verde passou a estar mais perto da baliza da Libéria. Só que todas as oportunidades criadas foram desperdiçadas uma a uma: aos 67` Nando rematou por cima quando tinha tudo para marcar; no minuto seguinte Babanco atirou fraco, a passe de Nhuk; aos 81`outra vez Babanco na pequena área a não conseguir fazer o golo e já no final foi Nando a ver um remate seu sair perto do poste.

Com este resultado, Cabo Verde consegue manter-se na liderança do grupo A com 7 pontos, mais um que o Mali que perdeu com o Zimbabue. A Libéria entrou na corrida ao apuramento, após a primeira vitória no grupo, somando agora 4 pontos.

O próximo encontro de Cabo Verde é em Setembro frente ao Mali, fora,  antes de receber o Zimbabue para fechar as contas do Grupo A.

Cabo Verde jogou com o seguinte onze: Fock, Gege, Nando, Varela, Stopira; Toni Varela, Roni, Babanco; Odair, Lito e Heldon.

Jogaram ainda Dário (no lugar de Toni Varela), Ryan Mendes (no lugar de Lito) e Sidnei (no lugar de Stopira).