PJ abre caça aos carros de luxo roubados na Europa

27-06-2011 12:02

 

A Polícia Judiciária vai desencadear uma operação para descobrir o paradeiro dos carros de luxo roubados na Europa e que estarão escondidos em Cabo Verde, conforme reportado por A Semana na edição de há duas semanas, citando uma notícia do jornal francês Le Parisien.

PJ abre caça aos carros de luxo roubados na Europa

Ao que este jornal apurou junto de fonte da PJ, o objectivo é não só descobrir o esconderijo desses automóveis como detectar eventuais cidadãos nacionais implicados no esquema dentro de Cabo Verde. “É crível que a rede internacional que praticava este crime tenha seus contactos na Praia ou noutro ponto do país. Gente ou organizações que deveriam recepcionar os veículos e garantir o seu registo normal no arquipélago. Este esquema, para funcionar, terá de ter sem dúvida alguém aqui no país, até porque a rede incluía um casal cabo-verdiano que foi detido no âmbito da investigação da polícia francesa”, admite a fonte da PJ, para quem esta operação será exaustiva e alargada a todo o país.

Esta investigação é, na verdade, uma iniciativa da própria Polícia Judiciária cabo-verdiana. É que, de acordo com a nossa fonte, a polícia francesa não chegou a reportar o caso às autoridades cabo-verdianas, como deveria suceder entre países com acordo judiciário. “A França neste aspecto é muito fechada, não dá informações sobre os casos que tem sob investigação. Mas está sempre a pedir-nos dados e Cabo Verde sempre colaborou. Portugal, Espanha e até EUA disponibilizam informações, a França não. Mas nós temos de fazer a nossa parte e ela consiste precisamente, em descobrir o paradeiro desses veículos, os eventuais contactos da rede em Cabo Verde, para tomarmos as devidas medidas”, esclarece a nossa fonte.

Esta “máfia” de veículos roubados na Europa e que estarão escondidos em Cabo Verde foi notícia no A Semana, na sua edição de 10 de Junho. Nesse artigo, e citando o jornal francês Le Parisien, dava-se conta de que a polícia francesa tinha desmantelado uma rede internacional que roubava carros de luxo como Mercedes, BMW séries 6, X5 e X6, Audi e Volkswagen Touareg e os enviava para Cabo Verde a partir do porto de Le Havre, em França. A rede de “home-jacking” (roubaram 26 automóveis topo de gama em um ano) integrava cidadãos portugueses, polacos, franceses e um casal cabo-verdiano, todos presos agora, sob a acusação de extorsão, receptação de roubo e formação de quadrilha.