Janira Hopffer Almada na IV reunião dos ministros da Juventude da CPLP

09-06-2011 14:16

 Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) - A ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Almada, participa, de 9 a 12, em Angola, na 4ª Reunião da Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 



Segundo a Angop, a cidade de Benguela acolhe esta quarta reunião, promovida pelo Governo de Angola, em paralelo com a II Amostra de Jovens Criadores da CPLP, a ter lugar em Luanda.

Citando o ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, a Angop faz saber que "todas as condições estão criadas” para realizar a reunião de ministros em Benguela tambémm “para mostrar o crescimento do nosso país e o que está a ser feito para a formação da juventude na criação de emprego".

Na conferência, os ministros da CPLP vão debater os últimos desenvolvimentos nos respectivos países em matéria juvenil e desportiva, incrementando, assim, a troca de experiências para a consolidação dos programas do sector na comunidade.

Hoje, chegam a Angola Fernando Saldanha e Laurentino Dias, secretários de Estado da Juventude e Desporto da Guiné-Bissau e de Portugal, e o vice-ministro brasileiro do Desporto, Waldema de Sousa.

Em Luanda, já se encontram Abnildo de Oliveira e José Luís de Oliveira, da Secretaria da Juventude e Desporto de Timor-Leste, e o ministro da Juventude e Desportos de Moçambique, Pedrito Caetano. A ministra cabo-verdiana só chega a Angola amanhã, 10.

Ontem, os directores-gerais da CPLP analisaram o relatório de actividades referente a 2010/2011 e o portal da Juventude e Desporto da CPLP, cuja actualização está a cargo do Secretariado Executivo, bem como a rotatividade das Mostras de Jovens Criadores e dos Jogos Desportivos da CPLP e a apresentação a cargo de Secretariado Executivo.

A reunião foi, ainda, momento para fazer a apresentação das conclusões da I Reunião da Comissão Permanente dos VIII Jogos Desportivos da CPLP e avaliar o impacto desportivo e financeiro do apoio público à participação e organização dos Jogos Desportivos da Comunidade e Jogos Lusofonia, com a apresentação de cada país.

Foram, ainda, apresentadas as conclusões da I reunião da Comissão Permanente da II Mostra de Jovens Criadores da CPLP.